ESCRITORES GENIAIS: MACHADO DE ASSIS E OLAVO BILAC
Inspiração para leitores e escritores
Hoje vou falar um pouco daqueles escritores que foram os meus prediletos, entre outros, para que eu começasse a minha trajetória como escritor, até então eu era um leitor quando podia lia os livros indicados pelos meus professores(as) para trabalhos escolares até que um dia um livro chegou em minhas mãos; era o livro "O Alienista” do grande escritor negro, Machado de Assis, fundador da (A.B.L.) Academia Brasileira de Letras, e está estória ficcional, narrando a estória de um homem acusado de ser um Alienista, mudou a minha visão sobre a literatura.
Foto Galeria de Fotos da ABL
Ao ler, me vi̇ no lugar daquele homem incompreendido e acusado de "viver nas nuvens". Vou dividir com vocês um pequeno trecho deste livro do escritor Machado de Assis, que recomendo a sua leitura. "A loucura”, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que não é uma ilha, mas sim um continente.
Foto: Machado de Assis I biblioteca nacional Rio de Janeiro
Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomos juízo são reclusos ou acusados por serem dementes, quem NOS GARANTE QUE O ALİENADO NAO SEJA O ALİENİSTA?
Foto inédita de Machado de Assis pertence ao acervo de José Veríssimo Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Como vocês leram, Machado de Assis com seu humor ácido e surreal, nos leva a questionamentos.
Outro grande escritor brasileiro, famoso pelos seus poemas primorosos, entre eles " profissão de fé " sendo dele a letra do nosso hino a bandeira, me refiro ao grande escritor, cronista e poeta, Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, ou simplesmente, Olavo Bilac.
Foto: Montagem Olavo Bilac e livros poesia vida e obra criação l Olavo Bilac escritor jornalista cronista poeta-Google
Em seu exercício continuo da metalinguagem, descreve a busca da perfeição, demonstrando a sua preocupação exacerbada com a estrutura dos versos em detrimento do conteúdo, sendo ele um dos maiores representantes do PARNASİANİSMO.
Divido a leitura com vocês, de um dos seus belíssimos poemas, intitulado "DEUS”.
Foto: Publicação da Editora Unesp abarca obras e crônicas escritas entre 1887 e 1905
"Para experimentar Otavio, o mestre diz: já que tudo sabes venha cá e diga me: em que ponto da extensão terrestre ou da extensão celeste, Deus está? Por um momento fica mudo Otavio e logo em seguida está resposta: eu senhor mestre, lhe daria tudo se me dissesses onde ele não está!!" Inspirado por escritores e poetas como estes, um belo dia resolvi̇ também me dedicar a escrever, o que já faço há 24 anos, entendendo o papel pedagógico e sociológico da leitura.
Foto: livros poesia vida e obra criação l Olavo Bilac escritor jornalista cronista poeta-Google
Desejando saúde e felicidade a todos, digo: até breve!

Comentários: